Assembleia: Mesa de negociações e Greve são pautas
Na última terça-feira (28), no Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, filiadas e filiados se reuniram em Assembleia Geral Unificada. A mesa foi conduzida por José Correia Neto, Coordenador Geral do Sinasefe Sergipe, servidor do Campus São Cristovão; e Ana Paula Leite Nascimento, também Coordenadora Geral do sindicato, servidora do Campus Lagarto.
A assembleia teve início com o ponto informes, onde foi falado sobre a assessoria jurídica do sindicato, atualizado o estado atual da obra da nova sede do Sinasefe Sergipe e comunicado que houve reunião com o escritório de arquitetura acerca do projeto de ambientação da sede.
Ainda nos informes, foi explanado que as ações referentes ao Edital Negro, Quilombola e Indígena, promovido pela seção Sinasefe Sergipe, já estão acontecendo nos campi, compartilhando os títulos dos projetos aprovados e as respectivas coordenações. Além disso, foi reforçada a importância de se promover editais que tratem de pautas sociais tão necessárias, assim como essa.
CONSINASEFE
A segunda pauta da assembleia abordou os repasses referentes à realização do 35º Congresso Nacional do Consinasefe (CONSINASEFE). As Delegadas e os Delegados que representaram a seção Sergipe no evento nacional e que estavam presentes na assembleia compartilharam suas avaliações sobre o congresso.
Entre as citações, foram destacados os elogios que o Sinasefe Sergipe recebeu durante a realização do encontro, devido às contribuições, ao preparo e à massiva participação das/os suas/seus representantes nos debates e votações do congresso.
Foram compartilhadas ainda as conquistas que aconteceram durante o evento, como a paridade de gênero entre homens e mulheres nas comissões, plenárias, nos congressos e eventos do Sinasefe, fato que agora é registrado no estatuto da entidade. Também foram citadas as mesas que ocorreram, a manifestação que contou com a participação da classe no ato que aconteceu no dia 16 de novembro em Brasília, para pressionar o Governo Federal, entre outras pautas. Clique aqui e saiba mais sobre como foi o CONSINASEFE.
LUTA
Entre os pontos discutidos na assembleia foi destacada a última mesa de negociações com o Governo Federal que ocorreu no dia 16 de novembro, como já citado anteriormente, visando uma resposta a respeito da campanha salarial 2024. Na ocasião nenhuma resposta concreta foi dada pelos representantes do Governo, entretanto ficou marcada uma nova reunião para o dia 18 de dezembro, onde a categoria espera respostas concretas!
As filiadas e os filiados presentes na reunião se manifestaram e expressaram suas opiniões em relação à pressão ao Governo Federal que não pode parar, além disso foi cogitada a possibilidade de uma greve geral.
Sugestões foram feitas pelas/os sindicalizadas/os para que se faça uma mobilização potente da categoria, promovendo ações em todos os campi, como cafés com debates, cine debates, panfletagem, intervenções culturais, entre outros meios de mobilização.
Foi proposta e aprovada a criação de uma Comissão Permanente de Mobilização, com a participação da Diretoria Executiva do sindicato, das/os Representantes dos campi no Conselho do Sinasefe Sergipe, e da base, para que as ações acima possam ser executadas de forma estratégicas e com êxito. Os filiados Givaldo Almeida dos Santos e Antônio Fernando Santos se colocaram à disposição para se unir na comissão.
Gostou? Compartilhe a nossa luta!