Filiados e filiadas do Sinasefe Sergipe se reuniram em assembleia geral unificada no último dia 20 de julho, na garagem do IFS Campus Aracaju. O primeiro grande ponto da pauta foi o reajuste da Unimed.
O Sinasefe Sergipe conta com uma comissão permanente de negociação, composta por representantes da direção executiva e da base, que desde o início do ano vinha trabalhando no mapeamento de outras propostas de plano de saúde para a categoria, inclusive se reunindo com algumas operadoras; também analisando o histórico de dados do plano de saúde Unimed e da prestação de serviços para a negociação desse ano. A Unimed enviou ao Sinasefe Sergipe o parecer atuarial no mês de junho. A comissão prontamente se debruçou sobre a proposta da Unimed, de um reajuste de 11,41%, e considerou que a operadora poderia reduzir essa proposta.
Membros da direção do Sinasefe Sergipe e da comissão de negociação se reuniram com a equipe da Unimed, que então apresentou uma nova proposta: 9,3%. Essa proposta foi amplamente discutida pela base na assembleia.
O filiado Hélio Maciel, servidor aposentado do IFS Campus Aracaju e membro da comissão de negociação, apresentou o estudo dos dados da sinistralidade pelo uso do plano e compartilhou com toda base presente o resultado da análise do parecer atuarial.
O filiado Wilian Siqueira, servidor do IFS Campus Aracaju e membro da comissão, informou à base que a equipe pesquisou outros planos, mas não foram boas alternativas para este momento. Ele também pontuou a necessidade de a Unimed desenvolver ações de promoção da saúde para seus usuários. “Yoga, massoterapia e atividades similares estimulam o cuidado com a saúde para evitar doenças e essa tem que ser uma das prioridades de um plano de saúde”, disse.
Uma decisão tomada pela assembleia é que a comissão mantenha contato periódico com a Unimed para apurar e resolver problemas e buscar melhorias no atendimento. A insatisfação com a queda da qualidade nos atendimentos da Unimed é um sentimento geral. Problemas graves de cancelamentos e negativas de procedimentos, inclusive durante um atendimento de urgência e emergência, mostram o quanto a Unimed vem se tornando uma operadora precarizada.
Após discussão, filiadas e filiados decidiram apresentar uma contra-proposta de 7% de reajuste e autorizaram que a comissão permanente conduzisse a negociação com a operadora. Ao final da assembleia, a comissão de negociação já entrou em contato com a Unimed para formalizar a deliberação da contra-proposta do reajuste e pediu reunião para discutir acerca da necessidade de ampliar e aprimorar a rede de atendimento e cobertura dos serviços prestados.
A Unimed informou que não havia possibilidade de atender os 7%, mas que poderia fechar o valor em 9%. A comissão rediscutiu e, seguindo as análises e os encaminhamentos da assembleia, concluiu a negociação em 9%. Com isso, haverá apenas uma parcela de retroativo, referente ao mês de julho, data-base do reajuste. Os valores atualizados já serão aplicados na mensalidade de agosto e a parcela única do retroativo será cobrada na mensalidade de setembro.
Clique aqui e confira os valores atuais do plano de saúde.
“O Sinasefe Sergipe segue atento e forte para que filiados e filiadas tenham atendimento digno, equiparado aos custos altos que temos todos os meses para ter um plano de saúde e, com o suporte da assessoria jurídica, fará intervenções junto à Unimed”, disse Ana Paula Leite, servidora do IFS Campus Lagarto, membra da comissão de negociação e coordenadora geral do Sinasefe Sergipe.
Campanha salarial
Os filiados José Correia Neto, que também é coordenador geral do IFS, e Antonio Fernando Santos, ambos servidores do IFS Campus São Cristóvão, fizeram a explanação sobre a campanha salarial e a reestruturação das carreiras. Eles compõem os GTs Carreiras, Docente e TAE em Sergipe e participaram do encontro nacional dos GT Carreiras e da 181ª Plenária Nacional do SINASEFE (PLENA).
A mesa de negociação para 2024 foi instalada no último dia 11 de julho, em Brasília, quando foi apresentada a proposta que pede a recomposição das perdas salariais históricas dos servidores públicos no período de julho de 2010 até a data atual e a reestruturação das carreiras dos institutos federais com a construção de uma carreira única, respeitando as particularidades de técnicos/as administrativos/as e docentes.
“A proposta construída para a campanha salarial dividiu os servidores em dois blocos”, disse Fernando. “No bloco 1, ficaram os servidores que tiveram dois reajustes após a negociação da greve de 2015, e no bloco 2 ficaram os servidores que tiveram quatro reajustes após a negociação da greve de 2015”, explicou José Correia Neto.
Segundo Correia, com essa divisão, foram propostos dois valores para reajuste. Para o bloco 1, o valor de reajuste será de 53,17%. “Este valor será aplicado em três partes: 15, 27% em 2024; 15,27% para 2025, mais a inflação de 01/07/2023 a 30/06/2024; e 15,27%, em 2026, mais a inflação de 01/07/2024 a 30/06/2025”, explicou. O formato será similar para o bloco 2. “O reajuste proposto é de 39,92%, sendo 11,84% em 2024; 11,84% em 2025, mais a inflação de 01/07/2023 a 30/06/2024; e 11,84%, em 2026, mais a inflação de 01/07/2024 a 30/06/2025”, informou.
“Mas tudo isso só será conquistado com luta política, com mobilização, participação, somação da base nos atos, tanto virtuais, como presenciais. Sem luta não há conquista”, lembrou Correia.
A proposta está disponível na íntegra no site do SINASEFE Nacional.
Confira também:
SINASEFE apresenta proposta de reestruturação das carreiras para Andes-SN e Fasubra
SINASEFE e Fasubra iniciam debate conjunto da carreira TAE
181ª PLENA: encaminhamentos aprovados
GT Políticas Educacionais e Culturais
Assim como foram instalados nas seções os GTs Carreiras Docente e TAE, o SINASEFE Nacional também desenvolveu o GT Políticas Educacionais e Culturais e demais seções estão montando os seus. O Sinasefe Sergipe esteve representado em Brasília no encontro nacional do GT, nos dias 15 e 16 de junho, por Théo Martins Lubliner, servidor do IFS Campus Tobias Barreto. “As discussões sobre a realidade nos IFs são importantes e têm que envolver toda a comunidade acadêmica, inclusive técnicos/as administrativos/as”, disse Ana Paula Leite, servidora do IFS Campus Lagarto e coordenadora geral do Sinasefe Sergipe.
As discussões passam por treze eixos. São eles: 1- Ensino Médio Integrado; 2- Licenciaturas e formação de professores; 3- Educação de Jovens e Adultos; 4-Pesquisa e Pós-graduação para além da inovação; 5- Extensão e Cultura; 6- Gestão democrática; 7-Financiamento; 8- Assistência Estudantil, Acesso e Permanência; 9- Educação do Campo e Pedagogia da Alternância; 10- Educação inclusiva, 11 - Extensão; 12 - Educação infantil e Ensino Fundamental; e 13 - Ensino nas Instituições ligadas ao Ministério da Defesa.
“A participação de filiados e filiadas nos GTs é fundamental. No GT Políticas Educacionais e Culturais, você pode se somar por área de interesse, o que fomenta ainda mais as discussões e fortalece a política pública de educação nas diversas dimensões dos eixos propostos”, comentou Ana Paula.
Já compõem o GT Políticas Educacionais e Culturais no Sinasefe Sergipe, além de Ana Paula; Maria Auxiliadora Moreira, do IFS Campus Aracaju; e Théo Martins Lubliner, do IFS Campus Tobias Barreto. Para participar do GT, basta entrar em contato com o Sinasefe Sergipe pelo email sinasefese@gmail.com e informar seu nome completo, contato de telefone e Campus que trabalha.
Saiba mais no site do SINASEFE Nacional:
GT Políticas Educacionais – Resumo do 1º dia
GT de Políticas Educacionais – Resumo do 2º dia
Conselho de representantes
A assembleia geral unificada teve como pauta a eleição de representantes do IFS Campus Aracaju para o Conselho de Representantes do Sinasefe Sergipe. A filiada Elizabete Tavares, do IFS Campus Aracaju, foi eleita por aclamação. “É uma honra participar ainda mais da luta pela minha categoria. Aceito com muita honra”, disse.
No último dia 19, os campi de Itabaiana e de Tobias Barreto também escolheram seus representantes em suas assembleias locais. Os filiados José Damião de Melo e Marco Antônio Domingues vão representar o IFS Campus Itabaiana e Alan de Jesus Alencar Sacramento vai representar o IFS Campus Tobias Barreto.
“Damos as boas vindas a estes companheiros e companheiras, que chegam para reforçar nossa luta”, disse José Correia Neto, servidor do IFS Campus São Cristóvão e coordenador geral do Sinasefe Sergipe.
“Para ampliar a participação da base nas decisões do Sinasefe Sergipe e fortalecer as lutas encampadas, no retorno às aulas do semestre letivo 2023/2 em agosto, serão divulgadas as próximas assembleias locais nos demais campi e na Reitoria, com o fito de estimular e aglutinar as representações docentes e de técnicas/os administrativas/os no Conselho de Representantes do Sinasefe Sergipe” finaliza Ana Paula Leite, servidora do IFS Campus Lagarto, membra da Comissão Eleitoral do Conselho de Representantes e coordenadora geral do Sinasefe Sergipe.