Em assembleia geral realizada na tarde de ontem, 29, filiados e filiadas do Sinasefe Sergipe decidiram não realizar as novas eleições ainda por conta da pandemia da COVID- 19.
A Comissão Gestora chamou esta assembleia para avaliar com a categoria a possibilidade da realização das eleições e solicitou um parecer da Comissão Eleitoral, que avaliou não ser o momento ainda para isso. “Retomar o processo eleitoral ia trazer prejuízos financeiros e políticos, pois seria uma eleição esvaziada. Além de todos os riscos à saúde por conta do corona vírus, pois a pandemia ainda não acabou”, disse Guthiêrre Araújo, membro da Comissão Eleitoral. A categoria acompanhou o parecer e decidiu por não retomar o processo eleitoral.
A análise de se retomar as eleições foi proposta pela Comissão Gestora por algumas dificuldades que apareceram ao longo destes três meses de gestão. “Imaginamos que fosse ser mais tranquilo devido à pandemia, mas o trabalho se intensificou ainda mais justamente por ela, são diversos setores da sociedade fechados ou com atendimento limitado que são necessários às nossas demandas”, disse Antônio Santiago, membro da Comissão Gestora. “Além disso, começamos com cinco membros, que já era uma quantidade pequena para tocar o sindicato, e agora temos apenas três, pois dois colegas precisaram deixar a Comissão por conta de demandas pessoais. Nós que ficamos também já estamos além de nossos limites e não temos como continuar”, complementou.
A categoria decidiu então escolher uma nova comissão em uma nova assembleia geral, que será convocada nos próximos dias e deve acontecer em meados de outubro. “Vamos preparar organizar tudo e ter pelo menos quinze dias de divulgação, como pontuado pela base”, comentou Adelson Fonseca, membro da Comissão Gestora.
A suspensão
O processo eleitoral para a nova direção do Sinasefe Sergipe já estava em curso quando foi suspenso devido ao decreto de distanciamento social por conta da pandemia da COVID-19 e à suspensão das atividades no Instituto Federal de Sergipe (IFS). A assembleia geral do dia 18 de março decidiu pela suspensão das eleições e prorrogação do mandato da gestão anterior por noventa dias.
Como alguns membros da direção daquele momento se afastaram para concorrer a um novo mandato, restaram apenas três diretores. A assessoria jurídica foi consultada e então uma assembleia geral foi convocada para a escolha de uma comissão gestora, que aconteceu em 26 de junho.
Como as demandas ficaram intensas e os membros diminuíram, a Comissão Gestora chamou a assembleia de ontem para discutir com a categoria os passos seguintes.
Nova campanha
Devido à grande repercussão e ao impacto que as duas campanhas lançadas pelo Sinasefe Sergipe apontando a irresponsabilidade do presidente Jair Bolsonaro na condução do país, especificamente com relação à pandemia da COVID-19, chegando ao jornal britânico The Guardian, a assembleia apresentou a proposta de não só manter, como também ampliar a ação para uma grande campanha de conscientização aproveitando o período de eleições quando a importância do voto e do debate acerca de temas de interesse social ganham destaque. É um momento quando é preciso esclarecer à sociedade sobre as consequências da eleição de prefeitos e vereadores sem qualquer comprometimento com a educação, meio ambiente e bem-estar social, dentre outros temas de igual relevância para um futuro melhor para todos.