Notícias
14/07/2022

Conferência Nacional Popular de Educação acontece em Natal



De 15 a 17 de julho, a cidade de Natal vai receber os mais de 2.500 inscritos e inscritas na 2ª Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). O Sinasefe Sergipe está compondo a delegação sergipana com Jailson Cardozo, IFS Campus Aracaju e coordenador de Administração e Finanças do Sinasefe Sergipe, Adelson Fonseca, IFS Campus Socorro, e Carla Andrade, Reitoria-IFS.

Organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), a II Conape tem como lema “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”. Entre os temas que serão discutidos na CONAPE de 2022 está a educação pública, popular e gratuita e uma profunda reflexão sobre qual projeto de nação e projeto de educação que o país precisa.

Ao longo do primeiro semestre, todos os Estados realizaram suas conferências estaduais. Sergipe realizou a sua em maio. A participação da sociedade civil na construção da educação nacional é de extrema importância “para garantir que as tomadas de decisões políticas e gerenciais estejam de acordo com a proposta de uma educação que inclua o país numa perspectiva formadora de mentalidades que não admitam nenhuma forma de opressão na sociedade”, disse Adelson Fonseca, representante do Sinasefe Sergipe no Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE-SE).

“É uma luta que precisa ser potencializada ainda mais diante de um governo de exclusão e retrocesso como o que temos hoje. E a sociedade precisa despertar urgentemente para seu papel nessa luta, respaldando e reforçando as entidades representativas, agindo ativamente para combater o fascismo que está destruindo nosso país”, destacou Jailson Cardozo, coordenador de Administração e Finanças do Sinasefe Sergipe.

Você pode acompanhar a Conape pelo site https://fnpe.com.br/conape2022/

Com informações da Ascom-FNPE


Gostou? Compartilhe a nossa luta!