Neste dia 20 de Novembro temos muito que falar, se orgulhar, resistir e lutar! Este dia é marcado primeiramente para relembrar toda luta de Zumbi dos Palmares, um escravo, líder do Quilombo dos Palmares, na cidade de Pernambuco, que lutou bravamente até seu último suspiro contra escravidão.
Este dia serve também para conscientizar toda a população da importância de um mundo antirracista, da necessidade de lutarmos diariamente para combater toda e qualquer forma de opressão, violência, racismo e preconceito, que insiste em se manter enraizado em nossa realidade.
A população negra enfrenta diariamente as maiores dificuldades de precarização da vida por não acessar diversas políticas públicas pela ausência da cobertura social do Estado. Não podemos naturalizar esse contexto de desigualdades e opressões. Precisamos bradar: a população negra merece respeito e a garantia dos seus direitos sociais, à vida e melhores condições de existência.
Segundo o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, pessoas negras são maioria das vitimas de crimes violentos no país. Quando se trata ainda das mortes pela polícia 84% dos alvos são negros. Ainda segundo dados do Anuário divulgados este ano, 68% das pessoas encarceradas no país são negras.
As mulheres pretas não ficam de fora dos índices alarmantes e revoltantes, isso porque segundo relatório anual da Anistia Internacional divulgado no início do ano, 62% das mulheres vítimas de feminicídio e violência no país são negras. Basta! Precisamos combater e vencer o preconceito racial, e lutar contra as desigualdades e opressões de classe, gênero e raça que massacram e matam as pessoas negras no estado de Sergipe, no Brasil e no mundo.
O Sinasefe Sergipe se mantém firme e junto nessa luta coletiva contra qualquer tipo de discriminação e pelo fim do racismo que segue enraizado em nossa sociedade. E nessa direção busca incentivar e criar cada vez mais iniciativas que ajudem a fortalecer a igualdade, dignidade e respeito ao povo negro, às suas culturas, pelo fim do racismo estrutural, da intolerância religiosa, da violência e do extermínio das negras e dos negros. #VidasNegrasImportam
Vamos juntas, juntos e juntes! Racismo é crime! Denuncie! Racistas não passarão!