Como diferenciar o cuidado do abuso? É esta reflexão que o projeto, aprovado no Edital Mulher, ‘Relações afetivas: cuidado x abuso’ vai levar para servidores e alunos do IFS Campus Itabaiana, às 13 horas, no dia 20 de março.
“Nossa proposta é fazer cada um pensar sobre as relações que eles possuem e até que ponto elas estão saudáveis ou não”, disse a psicóloga da Diretoria de Assuntos Estudantis do Instituto Federal de Sergipe (DIAE-IFS), Christianne Rocha Gomes. “Será que o esposo ou a esposa está sendo realmente cuidadoso ou já está sendo abusivo? Muitas atitudes nocivas nos relacionamentos foram naturalizadas e isto precisa ser desmistificado para que a vítima possa entender onde ela está e conseguir sair dessa situação”, explicou.
A equipe do projeto, formada por psicóloga, pedagoga, assistente social e bolsista do curso de Psicologia resolveu fazer uma roda de conversa para despertar para o assunto, que não envolve apenas pessoas em relacionamentos amorosos. “Há relações abusivas entre pai e filhos, mãe e filhos, no trabalho, entre adolescentes. É preciso estar atento”, disse Klécio Barbosa da Silva Assis, bolsista no DIAE. “Muitas pessoas não percebem que estão sendo abusivas e outras não percebem que estão sendo abusadas. Precisamos discutir cada vez mais sobre esse fenômeno que tem afetado e adoecido muitas pessoas, quando terminam em casos de violência extrema”, acrescentou.
Após a roda de conversa, haverá uma oficina para produção de material, como cartazes, panfletos, entre outros, que serão distribuídos para fomentar a discussão nos campi e na sociedade.