Notícias
09/05/2023

Edital Mulheres 2023: bate-papo e literatura de Cordel em pauta



O ginásio de esportes do conjunto residencial Joviano Barbosa, na cidade de Nossa Senhora da Glória, foi palco do projeto ‘Engravidei. E agora?’, aprovado no Edital Mulheres 2023 do Sinasefe Sergipe. Foi uma tarde muito rica de informações e interações, reunindo alunos, professores e demais trabalhadores do IFS Campus Glória, além da comunidade externa que mora no entorno do campus.

Além de palestra e bate-papo sobre gravidez, desde a prevenção até a criação da criança, foi distribuída uma cartilha com diversas informações em literatura de Cordel, produzida por Emilly Barreto, egressa do IFS e graduanda em Letras na UFS.

“O evento e a temática foram de extrema relevância, tendo em vista que um percentual considerável das nossas alunas já são mães ou estão passando pelo momento da gestação.  Com sucesso, conseguimos conscientizar e acolher nossas (os) discentes. Além disso, através dos relatos trazidos pelas convidadas conseguimos aproximar de forma leve professoras, servidoras do administrativo e discentes.  Uma das nossas palestrantes, inclusive, nos parabenizou pela iniciativa e nos sugeriu dar continuidade ao projeto para que possamos continuar acolhendo nossas discentes durante o puerpério”, disse Raphaela Maria Nascimento Lima, servidora do IFS Campus Glória e coordenadora do projeto.

“O tema abordado foi bem instigante porque propôs uma discussão tão urgente e necessária, em especial no Sertão Sergipano. O evento trouxe, de forma leve, relatos reais dos impactos da gestação, no qual foi possível romper com o olhar romantizado da maternidade. Acredito que conseguimos atingir nosso objetivo de despertar uma reflexão ampla sobre a maternidade, em especial aos jovens que, por vezes, reproduzem papéis sem, contudo, analisar os impactos”, comentou Luciara Fernandes Batista dos Santos, servidora do IFS Campus Glória e coordenadora substituta do projeto.

“Foi muito gratificante participar desse projeto e proporcionar um debate e reflexões sobre um tema tão importante para as nossas alunas e alunos. Com leveza, descontração e compromisso, atingimos nosso objetivo. Agradecemos aos docentes que entenderam a relevância da temática e participaram do evento, juntamente com os discentes”, disse Andrezza de Castro Lima, servidora do IFS Campus Glória e membro da equipe técnica do projeto.

GALERIA

Gostou? Compartilhe a nossa luta!