Notícias
13/04/2023

Edital Mulheres 2023: Masculindades e a prevenção da violência de gênero



Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), de 1º de janeiro até 6 de março de 2023, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) recebeu dois mil chamados envolvendo ocorrências relacionadas aos crimes cometidos contra a mulher em Sergipe.

“Infelizmente, o município de [Nossa Senhora do] Socorro tem sido o município sergipano com maiores números de ocorrências registradas pelas delegacias da mulher e a violência de gênero acaba chegando ao IFS em algum grau”, disse o psicólogo do IFS Campus Socorro, Thiago Siqueira, e coordenador substituto do projeto ‘Masculindades e a prevenção da violência de gênero’, aprovado no Edital Mulheres 2023 e coordenado pela professora Eline Alves. “Não temos registros de violência dentro do campus, mas já precisamos acompanhar e solucionar algumas situações”, comentou.

Por isso, os coordenadores do projeto e a equipe, composta por Claudia Cardinale, Maurício dos Santos e Adelson Fonseca, resolveram trabalhar com a comunidade acadêmica sobre masculinidades possíveis, na perspectiva de construir vivências que excluam a misoginia e outras formas de violência de gênero.

“Esta é a retomada de uma ação que já acontecia, chamada ‘Masculinidades Possíveis’, que tinha foco na formação e capacitação de profissionais que trabalham na rede de educação de Socorro”, explicou Thiago.

Para isso, eles vão realizar um cine-debate com a participação da comunidade acadêmica e debatedores do Instituto Ressurgir e do Coletivo Mulheres Livres. O filme que será exibido é ‘O Silêncio dos Homens’, produzido pelo blog Papo de Homem e Instituto PdH.

O cine-debate acontece no dia 26 de abril, às 9 horas, na biblioteca do IFS Campus Socorro.


Gostou? Compartilhe a nossa luta!