Fortalecer a autoestima e o empoderamento de jovens negras estudantes do IFS, para conhecimento da história social e política de mulheres negras no Brasil e no mundo. Este é um dos objetivos do projeto ‘Narrativas de Mulheres Negras’, aprovado no Edital Mulheres 2023, realizado em parceria com a Rede de Mulheres Negras de Sergipe e coordenado pela psicóloga Fabiana Lobão, e pela professora Fabiana Faxina, ambas do IFS Campus Aracaju
Segundo a psicóloga, Fabiana Lobão, a ideia é estimular o debate sobre gênero, classe, raça, sexualidade e geração para fortalecer adolescentes e jovens no enfrentamento diário dos preconceitos. “A luta não é apenas contra o racismo. Infelizmente, os preconceitos se perpassam e as violências se somam, tornando seus impactos ainda maiores”, disse.
“Esta é uma realidade latente na educação pública, onde os marcadores sociais se entrecruzam. É onde uma estudante é vitimada por ser mulher, negra, periférica”, disse Laila Oliveira, jornalista e membro da equipe técnica do projeto e da Rede de Mulheres Negras de Sergipe. “É fundamental esse diálogo, fazer a escuta e o estímulo como forma de prevenção e fortalecimento dessa juventude”, comentou.
O projeto acontecerá no IFS Campus Aracaju, nos dias 24, 25 e 26 de abril, sempre às 11 horas. Serão três dias de palestras e atividades culturais em torno do tema ‘Trajetórias Negras: um retorno à memória’, trazendo pontos como autocuidado e saúde mental.
Além de Fabiana Lobão, Fabiana Faxina e Laila Oliveira, compõem a equipe técnica do projeto: Alexsandra Oliveira, Dayse Ramos e Carol Trindade, que também fazem parte da Rede de Mulheres Negras de Sergipe.