Com o tema ‘Trajetórias Negras: um retorno à memória’, o projeto ‘Narrativas de Mulheres Negras’, aprovado no Edital Mulheres 2023, desenvolveu atividades com alunos e alunas ao longo de três dias no IFS Campus Aracaju.
Foram rodas de conversa, palestras e atividades culturais que trataram do resgate histórico, reconhecimento e valorização da presença da mulher negra na História, autocuidado e saúde mental. As atividades contaram com a participação de personalidades, como Manu Caiane, Gigi Poetisa, Andréia Teixeira, entre outras.
“A realização do Projeto Narrativas de Mulheres Negras representou um espaço importante de diálogo, troca, aprendizado e sobretudo de visibilidade da história afro-brasileira e seus desdobramentos atuais”, disse Fabiana Lobão, psicóloga e servidora do IFS Campus Aracaju. “Foram vivenciados momentos de acesso a trajetória e memória de mulheres negras, momentos de reflexões sobre elementos de luta, resistência e autocuidado, como também momentos de interação e reflexão com a parte de intervenção cultural”, comentou.
A equipe do projeto foi composta por Fabiana Lobão e Fabiana Faxina, servidora do IFS Campus Aracaju, como coordenadoras; e Laila Oliveira, Alexsandra Oliveira, Dayse Ramos e Carol Trindade, que também fazem parte da Rede de Mulheres Negras de Sergipe, como equipe técnica.