Durante quatro horas, alunas e alunos do ensino médio integrado e do ensino subsequente do IFS Campus Tobias Barreto puderam discutir e refletir sobre as imposições da sociedade por um padrão de beleza inalcançável e que só traz danos à saúde física e mental de meninas e meninos, mulheres e homens ao longo da existência da humanidade.
Essas provocações foram feitas pelo projeto ‘Empoderamento feminino através da imagem’, aprovado no Edital Mulheres 2023, do Sinasefe Sergipe. Cerca de cinquenta participantes puderam refletir sobre essas imposições e perceber o quanto as afetam.
“Buscamos resgatar a questão da beleza individual e do quanto a busca por um padrão único e inalcançável pode provocar danos psicológicos e físicos, tais como depressão, ansiedade, transtornos alimentares e de imagem, baixa estima, entre outros”, comentou Odailde Ferreira, assistente social, maquiadora e servidora do IFS Campus Tobias Barreto, que coordenou o projeto.
Ao final, as/os participantes tiveram um workshop de maquiagem embelezadora, onde puderam tirar dúvidas, aprender sobre produtos e sua utilização. “Esta é uma das muitas formas de trabalhar a autoimagem a autorreflexão e o autoconhecimento, que gera o empoderamento no indivíduo para poder enfrentar este sistema opressor que vivemos”, completou Odailde.
Além dela, a equipe do projeto contou com Iara de Oliveira Vasco, como coordenadora substituta, e Aurivar Fernandes Filho, como equipe técnica. Ambos são servidores do IFS Campus Tobias Barreto.