Notícias
11/11/2022

Elizete, Correia e Jailson representarão Sergipe na PLENA



Filiados e filiadas do Sinasefe Sergipe estiveram reunidos, no último dia 9, em assembleia geral da categoria. Um dos pontos de pauta foi a escolha de representantes para participação na 177ª Plenária Nacional do SINASEFE (PLENA).

A servidora do IFS Campus São Cristóvão, Elizete Ferreira dos Santos Santana, foi escolhida pela base como delegada para representar Sergipe. O escolhido pela Direção Executiva do Sinasefe Sergipe foi o também servidor do IFS Campus São Cristóvão e coordenador geral do sindicato, José Correia Neto. O servidor do IFS Campus Aracaju e coordenador de Administração e Finanças do Sinasefe Sergipe, Jailson Cardozo, foi eleito observador, fechando a delegação sergipana.

A 177ª PLENA vai acontecer nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília, e traz em sua pauta a PEC 32, da reforma administrativa; encaminhamentos do 3º Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE; ações judiciais e avaliação da conjuntura pós-eleições.

Eleições 2022

A base do Sinasefe Sergipe também fez uma avaliação da atual conjuntura do processo eleitoral deste ano. O filiado e servidor do IFS Campus Aracaju, Wilian Siqueira, destacou a dificuldade de conseguirmos eleger o presidente Lula e a necessidade de nos mantermos atentos e fortes na luta. “Precisamos fazer valer o nosso voto, fazendo com que se cumpra a pauta dos trabalhadores e trabalhadoras. E precisamos seguir firmes na luta para combater o fascismo, exterminá-lo de nosso país e evitar que ele possa voltar ao poder novamente”, disse Wiliam.

O coordenador geral do Sinasefe Sergipe, José Correia Neto, endossou a avaliação de Wilian. “Tivemos muita dificuldade para eleger nosso presidente e derrotar Bolsonaro. O que nos trouxe a vitória foi a consciência de classe, foi o trabalhador assalariado, foi todo aquele e toda aquela que viu sua vida melhorar, que se viu fora da linha da miséria e da pobreza com as ações dos Governos Lula e Dilma”, disse Correia.

“Mas este não será um governo exclusivamente de esquerda por conta das alianças para eleger Lula e derrotar Bolsonaro. Teremos uma presença de partidos de centro-direita e de esquerda e os trabalhadores e as trabalhadores precisam continuar na luta com firmeza para se fazer cumprir a pauta da classe de trabalhadora”, complementou.

“Nós derrotamos Bolsonaro, mas não o bolsonarismo. E este é a representação do fascismo que tomou conta de nosso país. Esta foi a maior batalha desde a redemocratização. Conseguimos derrotar o maior esquema de corrupção eleitoral do Brasil e do mundo, mas a luta não acaba aqui. Teremos um caminho ainda mais árduo pela frente que vai ser enfrentar o fascismo que conseguiu se instalar nas mais diversas classes sociais”, destacou Jailson Cardozo, coordenador de Administração e Finanças do Sinasefe Sergipe.

“Precisamos pensar no que fazer a partir de agora. Uma sugestão é nosso sindicato, por exemplo, tomar a frente no compromisso com a reeducação política da população. Nós, enquanto movimentos sociais e representativos, precisamos trazer a população de volta para a realidade da consciência de classe”, disse Herivelto Coelho, professor aposentado do IFS Campus Aracaju.

“Os últimos seis anos foram anos de destruição das políticas públicas que atingem diretamente a condição de vida e a sobrevivência da classe trabalhadora. Foram instalados o caos e o medo no seio da população e ainda vivemos a política genocida durante a pandemia da Covid-19”, comentou Ana Paula Leite, servidora do IFS Campus Lagarto e coordenadora geral do Sinasefe Sergipe. “Vencemos nas urnas e agora precisamos sustentar e trazer essa vitória para o dia a dia. E isso nós vamos conseguir na luta, com ações positivas e propositivas, como os Editais do Sinasefe  (Mulheres, Diversidade, Novembro Negro), que serão retomados em 2023, além de ações conjuntas de forma nacional”, acrescentou.

Obra

E a nova sede está mais próxima do que se imagina. O coordenador geral do Sinasefe Sergipe e membro da comissão da obra, José Correia Neto, apresentou à base as últimas movimentações sobre o assunto e falou sobre os próximos passos.

Ele informou que a comissão avaliação e decidiu contratar uma empresa para assessorar o Sinasefe Sergipe em todo o processo. Esta assessoria montou uma planilha de custo com base nos valores de mercado e na realidade dos projetos e definiu um teto de gastos. As empresas que atenderam à chamada pública montaram suas propostas com base nesta planilha. Além disso, esta assessoria vai acompanhar toda obra, desde a contratação, execução, planejamentos, cronograma de pagamentos e garantias.

Das nove construtoras que atenderam à chamada do Sinasefe Sergipe, quatro foram selecionadas. A comissão da obra, composta por membros da direção do sindicato e filiados, junto com a assessoria técnica, vai se reunir com elas, tirar dúvidas e então decidir pela empresa que executará a obra.

O passo seguinte é a formalização do contrato, que será acompanhado também pela assessoria jurídica do sindicato, e então a obra poderá ser iniciada. A expectativa é de que o serviço comece em dezembro deste ano e a obra dure em torno de um ano.

Precatórios

José Correia Neto compartilhou com a base as informações sobre o processo dos precatórios do pessoal das antigas Escola Agrotécnica de Sergipe e Escola Técnica Federal de Sergipe, referente aos planos econômicos.

O advogado Cézar Britto, responsável pela ação, pediu uma reunião com os filiados e filiadas envolvidos no processo para informar que vai tentar uma negociação com o Governo Federal para poder agilizar o pagamento dos valores. Os presentes na reunião concordaram com a proposta e agora é aguardar um retorno da tentativa.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal do Sinasefe Sergipe passa a contar com a filiada Elizete Ferreira dos Santos Santana, servidora do IFS Campus São Cristóvão, como suplente. Atualmente, o Conselho Fiscal é composto por Antônio Fernando dos Santos, do IFS Campus São Cristóvão; Herivelto Coelho, aposentado do IFS Campus Aracaju; e Wilian Siqueira, do IFS Campus Aracaju.


GALERIA

Gostou? Compartilhe a nossa luta!