Na manhã de hoje, dia 11, filiados e filiadas do Sinasefe Sergipe se reuniram em assembleia geral para discutir diversos pontos, como o Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE, reajuste da Unimed e aprovação das contas da gestão.
Dentre os informes, teve destaque a indicação do Seminário Movimentos Sociais, Sindicatos e Eleições, que acontecerá nos dias 12 e 13 de julho, realizado pela ADUFS. O seminário é gratuito e tem participação livre. A programação completa está disponível no link https://adufs.org.br/conteudo/2133/seminario-sobre-movimentos-sociais-sindicatos-e-eleicoes-sera-realizado-pela-adufs
Para o Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE, Sergipe ampliou sua delegação de dez para vinte mulheres. Outras nove mulheres se propuseram a compor a comitiva e tiveram seus nomes aprovados pela base. Também, uma funcionária da seção sindical do Sinasefe Sergipe participará, conforme referendo da assembleia e convergência com os critérios estabelecidos pela Comissão no âmbito da Direção Nacional.
Com o tema, ‘As mulheres vão derrotar o fascismo: pela vida de todas as mulheres e em defesa dos serviços públicos’, de 18 a 21 de agosto, estas vinte mulheres estarão em Fortaleza com mulheres de luta do Brasil inteiro. São elas: Monique Elles, IFS Campus São Cristóvao; Soraya Cristina, PROEN; Suzan Kelly, IFS Campus Lagarto; Domytilya Anthonya Santos, IFS Campus São Cristóvão; Tuammy Bezerra, Reitoria; Maria do Socorro Lima, IFS Campus Aracaju; Suellen Karolyne, IFS Campus Estância; Viviane Frederico Barbosa, IFS Campus São Cristóvão; Cassiana Nascimento, IFS Campus Estância; Ana Paula Leite, IFS Campus Lagarto; Luciana Bitencourt Oliveira, IFS Campus Lagarto; Daniela Santana Santos, IFS Campus Estância; Maria Auxiliadora Moreira, IFS Campus Aracaju; Fabiana Lobão, IFS Campus Aracaju; Jeane Gomes Santos, IFS Campus Itabaiana; Margarida Rolemberg, aposentada; Elizabete Tavares, IFS Campus Aracaju; Geneluce Cruz Siqueira Santana, IFS Campus São Cristóvão; Ingredi Palmieri, IFS Campus Aracaju; e Marília Cerqueira, assistente administrativa do Sinasefe Sergipe.
“Infelizmente, o machismo estrutural está presente em nossa sociedade, seja no âmbito das relações sociais, familiares, de trabalho e também na esfera sindical. Por isso, as mulheres precisam se fortalecer e se organizar para garantir seu protagonismo no cotidiano da vida social e no movimento sindical, e encontros como este são de suma importância”, disse Ana Paula Leite, coordenadora geral do Sinasefe Sergipe.
“O suporte dados às mães que tem filhos pequenos no Encontro de Mulheres do SINASEFE é importantíssimo. Eu já participei de um encontro, levei meu filho e me senti segura e satisfeita com o serviço, que é feito por profissionais. Esta é uma forma de garantir a diversidade de perfis de mulheres para fortalecer a luta”, disse Monique Elles, coordenadora de Formação Política e Sindical do Sinasefe Sergipe.
A Unimed fez uma proposta de reajuste de 30,41%. A comissão de negociação, formada na assembleia geral de 20 de maio, já havia iniciado os trabalhos, pesquisando propostas e aguardando o envio, pelo plano de saúde, do cálculo de sinistralidade. Na discussão na assembleia, foi proposta a contratação de uma assessoria técnica para auxiliar a comissão nos cálculos e está em avaliação.
A comissão de negociação é composta por Ana Paula Leite, do IFS Campus Lagarto; Jailson Cardoso, IFS Campus Aracaju; e Monique Elles, do IFS Campus São Cristóvão. Silvia Letícia, não faz mais parte da comissão porque foi redistribuída para a UFMG. Na assembleia de hoje, os filiados Elizabete Tavares e Wiian Siqueira, ambos do IFS Campus Aracaju, se somaram à comissão.
Vale lembrar que todo e qualquer filiado pode se somar à comissão de negociação com a Unimed a qualquer tempo, independente de assembleia geral, bastando fazer contato com o Sinasefe Sergipe pelo e-mail sinasefese@gmail.com.
Sobre as contas da gestão, foram aprovadas por unanimidade. A filiada Margarida Rolemberg, aposentada, que compôs o Conselho Fiscal e hoje compõe a Diretoria do Sinasefe Sergipe na Coordenação de Administração e Finanças, leu o parecer elaborado pelo Conselho Fiscal anterior com indicação de aprovação após análise das contas e balancetes. Estes documentos estão disponíveis em nosso site www.sinasefese.org.br.
No ponto ‘o que ocorrer’, o filiado Wilian Siqueira propôs que, na próxima assembleia, seja colocado em pauta escolha de novos membros para fechar a composição do Conselho Fiscal para a Gestão 2022-2024. “O Conselho Fiscal é composto por três membros titulares e três membros suplentes. Na eleição deste ano, apenas duas pessoas se propuseram a compor o Conselho e precisamos completar o time”, disse Wilian.
A filiada Jeane Gomes, do IFS Campus Itabaiana, solicitou que se retome a pauta da carga horária de 30 horas de trabalho. O filiado Leonardo Dias, que compõe a Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos TAEs (CIS) lembrou que já foi entregue ao IFS um documento com a avaliação e a viabilidade da implantação da jornada de trabalho de 30 horas.
“Fiz parte de uma Comissão do Sinasefe Sergipe que elaborou um estudo do levantamento dos institutos federais e universidades que já aplicavam a jornada de 30 horas e uma minuta com a proposta de flexibilização da jornada de trabalho para 30 horas, a qual foi encaminhada pelo sindicato à Reitoria do IFS, que não abriu canal de diálogo para uma mesa de negociação”, destacou Ana Paula Leite, coordenadora geral do Sinasefe Sergipe.
A assembleia discutiu que se resgatem estes documentos e que se implemente uma campanha pela implantação dessa jornada.
Você pode conferir a assembleia no canal do Sinasefe Sergipe no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=EITwfPKBnxA