Notícias
01/06/2022

Nota de repúdio - processo eleitoral no IFS



O Sinasefe Sergipe vem a público repudiar os atropelos da gestão do IFS com relação às eleições para a Reitoria e Direção Geral dos campi do Instituto. O cronograma apertado compromete a participação democrática da comunidade acadêmica na proposição de candidaturas.

Da divulgação do edital (31/05), inscrição, campanha e dia de votação (15/06) são apenas 15 dias. Dois dias apenas para a inscrição de candidaturas (02 e 03/06) são expressões concretas do desrespeito a toda comunidade acadêmica do IFS, que precisa dispor da garantia de mais tempo para que os projetos de candidaturas sejam dialogados e elaborados seus respectivos planos de gestão para o quadriênio (plano que é uma das exigências do edital). Por que inviabilizar às demais candidaturas à Reitoria ou Direção Geral de Campus que não estão na gestão um tempo razoável para essa construção democrática?

Um prazo exíguo como esse não garante equilíbrio e isonomia na participação de candidaturas e construção de propostas para uma boa gestão no IFS, que garantam inclusão, respeito e segurança à comunidade acadêmica, entre estudantes, professoras/es e técnicas/os administrativas/os.

É absurdo que atitudes como esta ainda aconteçam dentro do IFS, sendo praticadas desde a gestão anterior e que continua sendo uma constante na gestão atual. A quem interessa um edital com prazos tão exíguos? É esse o exemplo de participação democrática que a reitoria apresenta para a comunidade do IFS? Qual o temor da reitoria em permitir igualdade de condições às/aos participantes do processo eleitoral?

O Sinasefe Sergipe repudia ações desta natureza, que transformam o processo eleitoral do IFS apenas em uma homologação das/os que pretendem continuar à frente da gestão do Instituto, seja na Reitoria ou Direção de Campus. Estamos atentas/os e buscando providências para garantir um processo democrático e com participação real e efetiva da comunidade. Esperamos que a Comissão Eleitoral Central e demais Comissões Eleitorais Locais garantam a democracia de fato no IFS.


Gostou? Compartilhe a nossa luta!