Notícias
05/01/2018

Nota de repúdio: Reitoria homenageia inimigo da classe trabalhadora



O Sinasefe Sergipe repudia veementemente a atitude da Reitoria do IFS de homenagear o líder do governo golpista na Câmara, o deputado federal André Moura, com a entrega da placa de "menção honrosa" durante solenidade realizada na reitoria do instituto. Sob o pretexto de que o parlamentar facilitou o diálogo entre a reitoria e o Ministro golpista da Educação para a viabilização de R$ 11 milhões destinados a obras dos campi nos municípios de Tobias Barreto, Propriá e Poço Redondo, a homenagem envergonha os servidores e servidoras do instituto.

Vale lembrar que o Reitor Ailton Ribeiro de Oliveira foi omisso diante do vultoso corte de recursos por parte do Governo Federal para o desenvolvimento das ações cotidianas do instituto, a exemplo de pesquisas, repasse de bolsas para os estudantes, manutenção da estrutura administrativa e pagamento dos servidores. Enquanto o Sinasefe Sergipe e diversas outras entidades sindicais e movimentos sociais se organizavam para resistir ao desmonte da educação pública, o Reitor cortava o ponto dos trabalhadores e trabalhadoras que ousavam lutar e participar dos atos públicos e greves gerais, num claro ato de perseguição política.

Assim, além de incoerente, a atitude da Reitoria aponta para a tentativa de usar o IFS - uma instituição pública - para fazer lobby para o deputado André Moura, que além de ser investigado por inúmeros processos de corrupção e outros crimes mais graves, votou a favor de todas as pautas que retiram direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, a exemplo da reforma trabalhista, PEC 55, Lei da terceirização irrestrita, Lei da Mordaça, reforma do ensino médio, e até mesmo a favor do congelamento de verbas para a educação pública.

André Moura é líder do presidente golpista Michel Temer que, desde o seu primeiro dia, vem sucessivamente golpeando a classe trabalhadora e usurpando os direitos da população, desvalorizando e desfinanciando a educação pública. Michel Temer, o líder de André Moura, vetou na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018 - que regulamenta como será gasto o orçamento federal - 1,5 bilhão que seriam destinados ao Fundeb, à valorização da educação pública e dos trabalhadores da educação. Por outro lado, o presidente golpista liberou para o fundo eleitoral 1, 7 bilhão. Em outras palavras, Temer, líder de André Moura, retirou recursos da educação para repassar para políticos fazerem suas milionárias campanhas eleitorais.

Assim, reiteramos nosso repúdio à Reitoria pela homenagem a André Moura e solicitamos explicação diante deste lamentável fato, ao passo que reafirmamos a  posição do Sinasefe, enquanto entidade representativa dos trabalhadores e trabalhadoras do IFS, de manter-se firme na defesa dos direitos dos servidores e servidoras e vigilante para denunciar o autoritarismo, a manipulação e qualquer tentativa de uso da coisa pública para promover a imagem de um político cuja reputação é de inimigo da classe trabalhadora.


Sinasefe Sergipe

Gestão Atento e Forte



Gostou? Compartilhe a nossa luta!