Notícias
14/06/2022

Nota sobre o debate do Sinasefe Sergipe com os candidatos à Reitoria do IFS



O processo eleitoral para a Reitoria e Direção de Campus no IFS tem sido marcado pelo atropelo e a afronta à democracia. Calendário extremamente curto, restrições no material de campanha e nas formas de expressão são algumas das demonstrações das dificuldades do processo.

Para fortalecer a democracia, o Sinasefe Sergipe se propôs a promover um debate com os candidatos à Reitoria. O convite foi feito de forma pública, através dos meios de comunicação do sindicato, e diretamente aos candidatos via ofício. A candidata Ruth Sales ignorou os convites e sequer respondeu. O candidato Elber Gama confirmou presença de imediato.

No dia 13 de junho, às 16h, na sede do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor), estava tudo pronto para a realização do debate. Equipes do Sinasefe Sergipe e da produtora Clip Filmes a postos, equipamentos ligados, a um clique de entrar ao vivo, o candidato Elber Gama informou que não participaria da transmissão porque a sua contribuição ao debate poderia resultar em alguma sanção no processo eleitoral por parte da Comissão Eleitoral Central. 

Os coordenadores gerais do Sinasefe Sergipe, Ana Paula Leite e José Correia Neto, entraram no ar com a jornalista Juliane Balbino para falar à base. “A resposta da Comissão Eleitoral Central dada ao candidato Elber Gama dá a entender de que ele não deveria participar de nosso debate porque não é reconhecido pela comissão eleitoral. O candidato, mesmo já estando aqui conosco, decidiu não participar”, comentou Correia.

“A gente respeita a decisão, mas gostaria de fazer uma crítica mais ampla de todo o processo, que não deu a oportunidade de a comunidade acadêmica entrar no debate político pois as regras impuseram dificuldades em fazer campanha, na participação democrática de estudantes, técnicos, técnicas, professores e professoras”, disse. “São regras que não beneficiam a democracia, que não facilitam o debate, não esclarecem a comunidade e não contribuem para a construção de um debate amplo de ideias”, acrescentou.

“Apesar de o Sinasefe Sergipe ser uma entidade representativa, que representa filiados e filiadas, ele tem um compromisso com a sociedade civil. Entendemos que é tarefa do sindicato defender a democracia, seja dentro dos muros do IFS, como fora deles. Por isso encampamos a promoção deste debate como instrumento de diálogo com a comunidade do IFS e a sociedade”, disse Ana Paula. “Fizemos requerimentos à Comissão Eleitoral Central para que revisasse o calendário eleitoral e as formas de campanha para garantir a democracia e fomos ignorados”, informou.

Um dos blocos do debate teria perguntas da comunidade acadêmica para os candidatos. “Reunimos todas as perguntas e enviamos via ofício aos candidatos e esperamos que sejam respondidas por ambos em respeito à comunidade acadêmica”, finalizou Ana Paula.

Clique aqui e confira a transmissão no Youtube 

Clique aqui e confira a transmissão no Instagram 




Gostou? Compartilhe a nossa luta!