Numa iniciativa da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE), a Revista Labor, da Universidade Federal do Ceará (UFC), publicou o primeiro volume do ‘Dossiê Evasão escolar em tempos de adversidades: saberes, políticas e práticas’.
A ideia da publicação foi reunir uma produção de estudos, pesquisas e reflexões, para propor alternativas de enfrentamento a este mal social, já que a evasão é uma manifestação explícita da desigualdade e da exclusão sociais.
“Ela atinge em cheio a população pobre, especialmente crianças e jovens e suas consequências são gravíssimas, especialmente a suscetibilidade destes indivíduos ao subemprego, ao desemprego, à miséria, à marginalidade e à criminalidade”, disse José Adelmo Menezes de Oliveira, doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) Campus Aracaju, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica (GEPEPT) e presidente da ABAPEVE. Ele é membro da comissão organizadora deste Dossiê pela Revista Labor.
“Este dossiê será dividido em dois volumes, sendo o primeiro publicado agora e o segundo em dezembro/2021. Isto ocorrerá devido à grande quantidade de artigos recebidos. Esta coletânea de estudos apresenta o debate acadêmico, relatos de experiências e o estado da arte de pesquisas que visam evitar que os estudantes abandonem os bancos escolares, bem como apontam os vazios e equívocos provocados por este (des)governo”, disseram, em texto de apresentação, Eneas de Araújo Arrais Neto e Jerciano Pinheiro Feijó, editor e membro da equipe técnica da Revista Labor, respectivamente.
Clique aqui e confira o Dossiê
Organização
Além do professor Adelmo, fazem parte da Organização: Rosângela Fritsch (UNISINOS), doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com Pós-doutorado pela Universidade do Porto, diretora Acadêmica da ABAPEVE; Ana Paula Leite Nascimento, doutora e pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), assistente social do IFS Campus Lagarto, membro do Conselho Fiscal da ABAPEVE; Giuliana de Sá Ferreira Barros (IFNMG), doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro do Conselho Científico da ABAPEVE; e Cláudia Cunha Torres da Silva (IFBA), doutora em Educação pela Universidad Del Mar - Cl (UDELMAR), diretora Financeira da ABAPEVE.
Sobre a Labor
A Revista Labor, criada em 2008 pelo Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional, está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Como a primeira revista exclusivamente eletrônica do PPGE, permite articular pesquisadores de diferentes instituições e programas, veiculando suas produções acadêmicas e democratizando o acesso ao conhecimento. Ela é apoiada pela Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFC, através da criação da coordenadoria de periódicos, e pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da concessão de bolsa para suporte técnico.
Matéria relacionada
Evasão escolar será tema da próxima edição da Revista Labor