Notícias
12/09/2023

Reunião discute condições de trabalho de psicólogos/as no IFS



A tarde do dia 11 de setembro foi marcada por uma reunião para discutir condições de trabalho e ampliação do quadro de profissionais de Psicologia no IFS, da qual participaram o Sinasefe Sergipe, o Sindicato das/os Psicólogas/os de Sergipe (SINPSI/SE), o Conselho Regional de Psicologia (CRP/SE) e psicólogos e psicólogas que atuam no instituto.

Confira o que foi discutido e os encaminhamentos da reunião:


“O Sindicato Nacional das/os Servidoras/es Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), seção Sergipe, na tarde do dia 11 de setembro de 2023 participou de reunião com Psicólogas/os do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), para discutir a pauta: condições de trabalho; e ampliação do quadro de profissionais de Psicologia na instituição.

Deste diálogo também participaram o Sindicato das/os Psicólogas/os de Sergipe (SINPSI/SE) e o Conselho Regional de Psicologia (CRP/SE).

As/Os Psicólogas/os apresentaram o quadro de profissionais no IFS e as particularidades das demandas atendidas no cotidiano institucional.

Expuseram a preocupação com o aumento das demandas, seja com relação ao público da comunidade estudantil, suas famílias, servidoras/es que buscam atendimento e necessitam de suporte na junta de saúde e programas do IFS, e intervenções nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, entre outras, pois o quantitativo de profissionais se mostra, cada vez mais, insuficiente para atender ao conjunto de demandas.

Trouxeram à tona a necessidade de ampliação do quadro de Psicólogas/os na instituição, de modo a viabilizar a ampliação dos serviços prestados à população atendida para que se possa atender a todos os níveis e modalidades, bem como setores específicos, tais como o estudantil, a gestão de pessoas e a extensão, e assim garantir boas condições de trabalho à categoria e melhor atendimento à comunidade, uma vez que a categoria tem sido submetida à sobrecarga de trabalho pelo volume e sobretudo devido às características e particularidades das demandas e acúmulo de funções, inclusive eventualmente sendo solicitadas/os para atenderem a demandas de outros campi e setores sistêmicos.

Relataram sobre a importância da garantia de salas de atendimentos individuais e em grupo que possibilitem acolhimento e preservem o sigilo na abordagem.

Salientaram que o déficit do quadro profissional tem provocado adoecimento institucional, e que pode dificultar inclusive o acesso a direitos, como a aprovação de licenças para capacitação e qualificação profissional, já que o quadro não está sendo reposto.

Na ocasião, mencionaram os impactos dos últimos editais de remoção interna, vez que alguns critérios prejudicam as/os servidoras/es que em razão da sobrecarga de trabalho enfrentam dificuldades para atender determinados critérios, a exemplo das titulações, participações em comissões técnicas e projetos, especialmente nos campi menores, onde a quantidade de profissionais é ainda menor.

Essas reivindicações já foram apontadas pela categoria em outros contextos junto à gestão do IFS, e agora se faz necessário retomar o debate, tendo em vista a previsão da realização de concurso público para provimento de vagas no IFS, conforme noticiado no site da instituição. Isso considerando a relevância das/os profissionais da Psicologia no suporte ao processo de ensino-aprendizagem com a abordagem da análise institucional e suporte direto a indivíduos e grupos, bem como notável participação em comissões de trabalho temporárias e permanentes, nas quais o olhar e a abordagem específicos da Psicologia são imprescindíveis.

À medida que cada ponto ia sendo discutido pelas/os presentes, propostas de encaminhamentos foram sendo deliberadas para a intermediação e o atendimento das reivindicações.

As/Os Psicólogas/os se comprometeram em atualizar o levantamento do quadro de profissionais e das demandas nos campi e na Reitoria, com o fito de subsidiar o pleito da ampliação e recomposição do quadro de profissionais da área de Psicologia no IFS.

O Sinasefe Sergipe sinalizou que em julho enviou ofício para a Reitoria do IFS pedindo reunião, objetivando discutir a respeito das vagas do concurso público do IFS, no intuito de dialogar a partir das necessidades dos campi e da recomposição dos quadros de profissionais das áreas docente e técnica administrativa, além da garantia da participação de representação da Comissão Interna de Supervisão (CIS) para acompanhar o concurso.

A reunião está prevista para o próximo dia 15 de setembro na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Para essa reunião, o Sinasefe Sergipe ficou de consultar à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, à Pró-Reitoria de Ensino e à Comissão responsável pelo concurso público do IFS acerca da possibilidade de levar uma/um representante das/os Psicólogas/os para participar do diálogo institucional.

O Sinasefe Sergipe ficou de solicitar à assessoria jurídica a análise dos pontos discutidos e o estudo das alternativas quanto aos encaminhamentos para a reunião com o IFS e também para a mesa de negociação permanente com o governo federal, incluindo a permuta e a criação de códigos de vagas.

O Sinasefe, o SINPSI e o CRP se comprometeram em levar para seus colegiados e fóruns locais e nacionais as solicitações, a fim de aprofundar as reflexões e fortalecer as tratativas diante do cenário exposto.

Estiveram presentes na reunião:

Fabiana Lobão

Psicóloga do IFS - Campus Aracaju

Karen Gomes

Psicóloga do IFS - Campus Aracaju

Beatriz Fonseca

Psicóloga do IFS - Campus Aracaju

Thiago Siqueira

Psicólogo do IFS - Campus Socorro

Ana Paula Leite

Coordenadora geral do Sinasefe Sergipe


Maria Auxiliadora Moreira

Coordenadora jurídica e de relação de trabalho do Sinasefe Sergipe


Daiana Azevedo

Dirigente do SINPSI/SE


Fernando Antônio

Dirigente do SINPSI/SE


Jameson Pereira Silva

Vice-presidente do CRP/SE”


GALERIA

Gostou? Compartilhe a nossa luta!