Diante de mais uma tentativa de reitoria de golpear os servidores e servidoras - ao convocar de forma autoritária as eleições do Conselho Superior do IFS (CONSUP) - o Sinasefe Sergipe está ingressando com mandado de segurança para anular esta eleição irregular e antidemocrática e abrir uma nova eleição, desta vez com um prazo de inscrições ampliado e com maior transparência.
Construída de forma autoritária, a eleição foi convocada apenas UM dia antes do encerramento do prazo de inscrição de chapa, na tentativa de inviabilizar a participação dos trabalhadores e trabalhadoras e dos estudantes. Vale destacar que há informações de que o edital estava pronto desde o dia 16 de novembro.
Além disso, a data escolhida para as eleições (18/11) inviabiliza a participação dos estudantes, professores e professoras, pois boa parte dos campi estarão no período de recesso. Prova dessa dificuldade de participação é que apenas uma chapa foi montada entre os estudantes egressos do IFS.
Também faltou transparência: o Edital foi divulgado somente no site do IFS, sem que outros canais de comunicação geralmente utilizados pelo Instituto, a exemplo de informativo nos sistemas Sigrh e Sigaa trouxessem qualquer informação sobre o assunto.
O CONSUP é imprescindível para toda a comunidade acadêmica, seja professores, estudantes ou técnicos, pois trata-se o orgão máximo colegiado do IFS.
A reitoria mostra mais uma vez seu caráter antidemocrático mas não irá conseguir impedir a livre participação dos estudantes, servidores e servidoras nas eleições do CONSUP!
Sinasefe Sergipe
Gestão Atento e Forte!