Com uma pauta prioritariamente voltada para a Campanha Salarial 2024, a 182ª Plenária Nacional do SINASEFE (PLENA) aconteceu no último sábado, dia 12, de forma virtual pela plataforma Zoom.
O Sinasefe Sergipe esteve representado com delegadas/os e observadoras/es. Pela base, como observadores, participaram: Antônio Fernando Santos, servidor do IFS Campus São Cristóvão; e Acácio Nascimento Figueiredo, servidor do IFS Campus Lagarto; inscritos por meio da chamada pública através do e-mail institucional do Sinasefe Sergipe.
Pela direção executiva, participaram: como delegada, Maria Auxiliadora Silva Moreira Oliveira, servidora do IFS Campus Aracaju e coordenadora Jurídica e de Relações de Trabalho do Sinasefe Sergipe; como suplente de delegado, José Correia Neto, servidor do IFS Campus São Cristóvão e coordenador geral do Sinasefe Sergipe; e como observadora, Ana Paula Leite Nascimento, servidora do IFS Campus Lagarto e também coordenadora geral do Sinasefe Sergipe.
“Esta PLENA foi um espaço de amplo debate acerca da conjuntura política atual e as carreiras do PCCTAE. Uma oportunidade de ouvir vários locais do Brasil e perceber que nossa luta é uma só e que precisa ser organizada”, destacou Maria Auxiliadora.
“Com o objetivo de discutir e deliberar sobre o que fazer diante do resultado da última reunião da MNNP [Mesa Nacional de Negociação Permanente] com as entidades representativas das/os SPFs, a plenária atingiu seu objetivo. Contudo, menos da metade das seções sindicais do SINASEFE participaram da plenária, demonstrando que a nossa base ainda não atingiu a mobilização necessária para conseguir pressionar o governo para atender nossas reivindicações da campanha salarial”, ressaltou José Correia.
“A não aprovação do Novo Arcabouço Fiscal foi a justificativa do governo para não apresentar um índice de reajuste salarial para o próximo ano. Essa posição do governo vai exigir de nós, SPFs, muita mobilização, discussão intensa com nossas bases, atos nos locais de trabalho, paralisação e muita luta diante dessa posição do governo. A plena aprovou um conjunto de ações, como um Calendário de Mobilizações e uma caravana à Brasília, que visam fortalecer nossas mobilizações para conquistar a nossa vitória na campanha salarial”, acrescentou.
“A mobilização é fundamental para nossa vitória. Sem luta não há conquista”, lembrou Antônio Fernando.
Uma das formas de reforçar a mobilização é o funcionamento do Conselho de Representantes, destacado na PLENA por Ana Paula. “O Conselho amplia a participação da nossa base no dia a dia da luta sindical e em momentos que exigem renovação das forças e unidade nas lutas, como o que estamos vivendo. Já realizamos eleições em três campi, e nos demais faremos após o retorno às aulas desse semestre letivo”, informou.
A coordenadora geral também destacou outras ações do Sinasefe Sergipe que trazem resultados na luta sindical, como: a criação do GT Carreira TAE e Docente local, que vem se reunindo frequentemente e participou das três últimas reuniões do GT nacional em Brasília; a criação do GT Políticas Educacionais e Culturais, após a participação na última reunião nacional em Brasília; a realização de assembleias gerais locais e assembleia geral unificada com algumas pautas locais e nacionais, entre elas a campanha salarial e as demandas das carreiras PCCTAE e EBTT, com o objetivo de fortalecer a discussão junto à base; desenvolvimento de ações e projetos e soma em intervenções que envolvem as lutas contra as opressões, violências e desigualdades de gênero, classe social, raça/etnia, orientação sexual, geração, territorialidade, religião, entre outros marcadores sociais; funcionamento da comissão do plano de saúde Unimed, para reivindicações de melhoria dos serviços, e da comissão de obra, que tem acompanhado e tramitado as demandas da construção da nova sede; assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho com o sindicato que representa a categoria das/os trabalhadoras/es do Sinasefe Sergipe; e assinou contrato de prestação de serviços de gestão e educação em saúde e segurança do trabalho para melhor atender às necessidades da equipe de trabalho do sindicato.
Confira o resumo da PLENA no site do SINASEFE Nacional