Nos últimos dias 29 e 30 de abril, aconteceu o 1º Encontro de Formação de Dirigentes Financeiros/as do SINASEFE. Toda a formação foi ministrada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e teve como tema "Desafios presentes na gestão para a boa utilização dos recursos dos sindicatos". O Sinasefe Sergipe foi representado pela coordenadora de Administração e Finanças, Margarida Rolemberg.
Um destaque do encontro foi a situação financeira do SINASEFE Nacional e da maioria das seções. “Notamos alguns gargalos em comum, como redução de filiados por conta do aumento dos planos de saúde e do arrocho salarial sofrido nos últimos sete anos, demora no desconto do filiado pelo Serpro e Bisaweb, não liberação dos dirigentes sindicais dificultando a atuação junto à base, assédio e repressão dos dirigentes dos IFs aos sindicalizados, entre outros pontos”, disse Margarida. “São situações que tem reflexo direto no dia a dia do sindicato e, por consequência, relação com o filiado”, comentou.
Entre as discussões e avaliações, foi pontuada uma série de ações que visam dirimir e/ou resolver os problemas financeiros. Uma campanha intensa de filiação foi uma delas, e que já teve a execução iniciada pela Direção Nacional (DN).
Outro ponto é a criação e o fortalecimento do Conselho de Representantes. “O Sinasefe Sergipe está com inscrições de candidaturas abertas até o dia 26 de maio. Passe em nosso site, leia todo o edital e se inscreva. Esta participação é vital para nossa luta”, lembrou Margarida. https://bit.ly/EleicaoConselhoRepresentantes
Estabelecer novos convênios e parcerias como forma de atrativo de filiados e filiadas também foi apontado, como planos médico e odontológico, além de atividades culturais.
Outra ação importante é a criação de um plano orçamentário nacional e local, definindo teto de gastos com eventos, encontros, entre outras atividades. Além de formação política e sindical para trabalhadores e trabalhadoras e ampliar o corpo a corpo das direções locais com suas bases e outros pontos também foram pontos levantados e discutidos no encontro de formação.
O encontro também possibilitou a apresentação da cooperativa de crédito Cresol (https://cresol.com.br/) como opção a ser estudada pelas seções sindicais para livrar-se do sistema financeiro bancário, oferecendo assessoria e treinamento para as que fizerem essa escolha.
“A luta por nossas conquistas precisa de aporte financeiro. Sede, cursos, formação, material para atos e ações, assessoria jurídica, eventos ... tudo isso envolve custos e todos nós precisamos cobri-los para dar suporte a nosso intento de proteger nossos direitos já conquistados e buscar melhorias e avanços na carreira, nos salários, no ambiente de trabalho. Para isso, precisamos da somação de todos os nossos esforços, seja participando das assembleias, dos atos, contribuindo com o sindicato. Só a luta muda a vida”, finalizou Margarida.