Notícias
14/06/2023

Base discute carreiras em assembleia para participação em Reunião Nacional



No último dia 7 de junho, filiadas e filiados do Sinasefe Sergipe se reuniram em assembleia geral unificada eletrônica para debater um edital de conteúdo intenso. Com boa participação de filiadas (os), a assembleia foi presidida pelo coordenador geral do Sinasefe Sergipe, José Correia Neto.

Grupos de Trabalho e PLENA

O GT Carreiras foi o ponto que a base mais dedicou tempo na discussão. O filiado Antônio Fernando Santos, Campus São Cristóvão, fez uma explanação dos trabalhos do GT Carreira TAE de Sergipe, do qual ele faz parte, e a proposta montada pelos membros e membras do grupo, que será apresentada no segundo encontro do GT Carreira Nacional, em Brasília, nos próximos dias 14 e 15 de junho.

Dentre a discussão, o coordenador geral do Sinasefe Sergipe, Campus São Cristóvão, José Correia Neto – que participou, junto com Antônio Fernando, do primeiro encontro nacional do GT Carreira -, salientou que a proposta de  reestruturação das Carreiras do SINASEFE  resgata as perdas salariais de 2010 até hoje.

O filiado Guthiêrre Araújo, servidor do IFS Campus Aracaju, solicitou que os representantes sergipanos no encontro nacional destaquem que é preciso que a comissão nacional de negociação tenha flexibilidade, caso o governo sinalize com alguma proposta de negociação.

O filiado Raimundo de Jesus da Conceição, servidor do UFS Campus São Cristóvão, trouxe uma reflexão às/aos colegas para que se volte a discutir a importância das carreiras dos servidores da rede federal de ensino. 

A proposta construída no GT Carreira TAE de Sergipe foi aprovada pela assembleia que também elegeu os representantes do Sinasefe Sergipe para o encontro nacional. Como, logo em seguida ao GT Carreiras Nacional, vão acontecer reunião do GT de Políticas Educacionais e Culturais e a 181ª Plenária Nacional do SINASEFE (PLENA), os presentes à assembleia decidiram escolher dois representantes que irão participar das três atividades.

E assim ficou: os filiados Antônio Fernando e Theo Martins, servidor do IFS Campus Tobias Barreto, participarão da reunião ampliada dos dois GTs; Antônio Fernando participa presencialmente da PLENA, como representante da base, e José Correia Neto participa como representante da direção de forma virtual.

Clique aqui e confira a proposta construída pelo GT Carreira TAE de Sergipe e aprovada na assembleia geral

Conselho de Representantes

Os membros da Comissão Eleitoral do Conselho de Representantes do Sinasefe Sergipe, Theo Martins, Campus Tobias Barreto, e Ana Paula Leite, Campus Lagarto e coordenadora geral do Sinasefe Sergipe, falaram sobre o trabalho desenvolvido pela equipe que compõe a Comissão.

A equipe fez uma série de visitas aos campi e unidades do IFS e se mostrou satisfeita com a animação e o interesse dos/as colegas da base, mas que isso não se reverteu em um grande número de candidaturas inscritas. Houve uma candidatura no Campus Itabaiana, uma no Campus Lagarto e duas no Campus São Cristóvão.Com este cenário, a base presente à assembleia geral decidiu que: no campus onde houve apenas uma candidatura inscrita, haverá uma assembleia local para homologar o nome deste inscrito e escolher um suplente; no campus onde houve mais de uma candidatura, haverá uma eleição em assembleia para decidir quem será o titular e quem será o suplente; e nos campi onde não houve candidaturas, serão realizadas assembleias locais para escolher titular e suplente.

Adicionais insalubridade e periculosidade

O coordenador geral do Sinasefe Sergipe e servidor do IFS Campus São Cristóvão, José Correia Neto, fez o repasse da reunião que o Sinasefe Sergipe teve com a Prodin, a Progep, procurador do IFS e assessoria jurídica do Sinasefe Sergipe para tratar dos adicionais insalubridade e periculosidade.

Na reunião, foram apresentadas denúncias sobre suspensão, cancelamento e negativa desses direitos. Foram discutidas as formas de avaliação para as tomadas de decisões quanto ao pagamento desses direitos. Também foram propostos ações, como visitas técnicas aos locais de trabalho dos solicitantes dos adicionais.

Correia destacou que na reunião foi informado que a PRODIN e PROGEP definirão o pagamento da insalubridade e ou periculosidade e não mais o NIST, cabendo a este apenas a elaboração do laudo técnico das condições de trabalho do servidor e da servidora. Que aqueles servidores e servidoras que tiveram seus processos de pagamento de insalubridade ou periculosidade negados, solicitem a revisão da decisão para que possam ser reanalisados.

Encontro de Formação Política

De 8 a 10 de junho, aconteceu em Caruaru, Pernambuco, o 2º Encontro de Formação Política do SINASEFE, organizado pelo Sindsifpe. O coordenador geral do Sinasefe Sergipe, José Correia Neto, explicou à base que, por conta do intenso fluxo de demandas no mês de maio e começo de junho, não houve viabilidade de discussão e escolha em assembleia de representantes do Sinasefe Sergipe.

Gostou? Compartilhe a nossa luta!