Notícias
28/02/2023

Sinasefe Sergipe lança Edital Mulheres 2023



Com o objetivo de pautar ações de combate à violência contra as mulheres e de fortalecimento e ampliação dos direitos humanos das mulheres, o Sinasefe Sergipe lança mais uma edição do Edital Mulheres, aprovado na assembleia geral da categoria realizada em 27 de fevereiro. De 1º a 15 de março, poderão ser inscritos projetos para a realização de eventos e atividades culturais e formativos, a serem realizados por sindicalizadas/os na Reitoria e nos campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS) ou com as comunidades atendidas por estas unidades. Poderão ser inscritas atividades como palestras, festivais, oficinas, mostras culturais, exposições, debates, encontros culturais, cine-debates e seminários.

A seleção passará prioritariamente por atividades que sejam propostas por mulheres e consigam interseccionar as ações de combate à violência contra as mulheres e de fortalecimento e ampliação dos direitos humanos das mulheres com os eixos temáticos e os objetivos propostos no edital.

Os eixos temáticos do Edital Mulheres de 2023 são: Combate ao machismo e à misoginia; Empoderamento feminino; Combate às violências contra as mulheres; Combate às opressões das mulheres transexuais e lésbicas; Defesa da igualdade de gênero; Combate ao assédio moral e ao assédio sexual; Combate ao feminicídio e ao transfeminicídio; Valorização da produção científica, literária e cultural feminista e transfeminista; Combate à hipersexualização e à objetificação das mulheres; Fortalecimento e ampliação dos direitos humanos das mulheres; Promoção da saúde das mulheres; Estímulo à participação das mulheres na política; Incentivo à participação e reconhecimento das mulheres na ciência; Combate às desigualdades de gênero no mundo do trabalho; A maternidade e seus desdobramentos para as mulheres.

“Discutir o combate à violência contra a mulher e a garantia de seu direito à vida é mais que fundamental. Vivemos em um país em que mulheres são violentadas e mortas diariamente e em lugares que deveriam ser seguros, como unidades de saúde e seu próprio lar”, disse Ana Paula Leite, coordenadora geral do Sinasefe Sergipe e servidora do IFS Campus Lagarto.

Em 2022, Sergipe teve dezessete casos de feminicídio e a imprensa noticia diariamente vários casos de violência contra a mulher em diversos níveis no país inteiro desde o começo do ano. Desde o dia 1º de janeiro de 2023, catorze mulheres foram mortas no Ceará; seis, no Distrito Federal; nove, no Rio de Janeiro, apenas para citar poucos exemplos. “Isso também é reflexo da política de retrocesso e genocida que vivemos nos últimos quatro anos, de negação de direitos humanos e desumanização das minorias. Lutar contra isso também é uma pauta sindical”, lembrou Monique Elles, coordenadora de Formação Política e Sindical do Sinasefe Sergipe e servidora do IFS Campus São Cristóvão.

Serão escolhidos três projetos das submissões representando Aracaju e a região metropolitana: podem concorrer às vagas projetos submetidos por sindicalizadas/os da Reitoria, dos campi Aracaju, Socorro e São Cristóvão.

Serão escolhidos cinco projetos das submissões representando demais regiões do interior: podem concorrer às vagas projetos submetidos por sindicalizadas/os dos campi Estância, Lagarto, Itabaiana, Glória, Tobias Barreto e Propriá.

Apenas servidora/or docente ou técnica/o administrativa/o sindicalizada/o, pertencente ao quadro do IFS, pode propor e/ou coordenar o projeto. Esta/e sindicalizada/o atuará como coordenadora/or do evento, devendo compor sua equipe com uma/um coordenadora/or substituta/o - que deve ser sindicalizada/o -, que, além de atuar conjuntamente, assumirá o trabalho em eventuais impedimentos. A/o proponente não poderá ter nenhum tipo de inadimplência com o Sinasefe Sergipe, seja por meio do pagamento da contribuição sindical ou de algum convênio.

Cada projeto receberá o valor máximo de mil reais cumprindo o total máximo de R$ 8.000,00 (oito mil reais) entre todos os projetos aprovados e terá o prazo de sete dias úteis após a conclusão das atividades realizadas, previstas no projeto aprovado, para fazer a prestação de contas do auxílio financeiro e entregar o relatório do evento.

O Edital Mulheres não se destina a complementar financeiramente atividades institucionais do IFS que já vêm sendo desenvolvidas. Os eventos poderão ser apoiados por outras entidades de caráter classista, cultural, científico e político.

A comissão avaliadora do Edital Mulhers 2023 está composta pelas filiadas: Ana Paula Leite, IFS Campus Lagarto; Elizete Ferreira, IFS Campus São Cristóvão; Margarida Rolemberg , aposentada, IFS Campus Aracaju; Monique Elles, IFS Campus São Cristóvão. A culminância do Edital Mulheres acontecerá no dia 28 de abril, na sede do Sinasefe Sergipe.


Clique aqui e confira o edital completo, onde também está o formulário de apresentação da proposta a ser preenchido e entregue na inscrição, que pode ser feita pelo email sinasefese@gmail.com.

Clique aqui e baixe o Anexo I - Formulário de apresentação da proposta


Em caso de dúvidas, entre em contato com o Sinasefe Sergipe pelo email sinasefese@gmail.com, pelo telefone 3085-3046 e pelo celular/WhatsApp 79-99864-5714.


Confira o cronograma:

Lançamento do edital     - 01/03/2023

Período de inscrição de  propostas digitalizadas - 01 a 15/03/2023

Análise e avaliação das propostas pelo Sinasefe Sergipe - 16 e 17/03/2023

Publicação do resultado preliminar - 20/03/2023

Apresentação de recurso contra o resultado - 21 e 22/03/2023

Publicação final dos resultados após recursos - 24/03/2023

Reunião com a equipe de comunicação do Sinasefe Sergipe - 27/03/2023

Período para realização das atividades - 27/03/2023 a 27/04/2023

Participação de atividade de socialização e divulgação do Sinasefe Sergipe - 28/04/2023


Gostou? Compartilhe a nossa luta!