Notícias
21/07/2022

Gestão Atento e Forte: primeiros 45 dias de ação intensa



A Gestão Atento e Forte: coragem e resistência foi eleita no último dia 30 de maio e tomou posse no último dia 3 de junho. No dia 18 de julho, completaram-se os primeiros 45 dias de gestão e o balanço desse período mostra que a equipe está atenta aos acontecimentos e forte na luta.

Já de início, na primeira semana, o Sinasefe Sergipe precisou assumir seu papel de vanguarda com enfrentamentos administrativos, políticos e jurídicos face às decisões autoritárias e atropeladas que feriram e comprometeram a defesa da democracia no IFS, no contexto das eleições para Direções gerais dos campi e Reitoria. “Não poderíamos ficar calados e inertes diante de um calendário eleitoral apertadíssimo e das restrições às ações de campanha, que dificultavam o debate de ideias e propostas com a comunidade acadêmica. Professores, professoras, técnicos, técnicas e estudantes têm que saber como as pessoas que querem gerir o IFS pensam, quais suas propostas”, disse José Correia Neto, coordenador geral do Sinasefe Sergipe.

“Por isso, não tínhamos como fugir da responsabilidade ética e política na condução da entidade sindical, sendo necessário apresentar requerimento administrativo junto à Comissão Eleitoral Central; elaborar e publicar notas de repúdio; ajuizar ação; conclamar às Comissões Eleitorais Locais à realização de debates entre as candidaturas para Direção geral; e promover o debate entre as candidaturas que concorriam à Reitora para que a comunidade acadêmica pudesse conhecer essas propostas, dialogar sobre elas e decidir pelo voto da melhor forma”, disse Ana Paula Leite, coordenadora geral do Sinasefe Sergipe.

“Fizemos o convite público às/aos candidatas/os à Reitoria; enviamos ofício com o convite para uma reunião, a fim de discutir e deliberar as regras do debate; contratamos empresa especializada e preparamos tudo, toda a logística para a realização e transmissão do debate, porém, infelizmente, o debate acabou não acontecendo. Uma candidata sequer respondeu ao nosso ofício e o outro candidato decidiu, em cima da hora, não participar por receio de ser prejudicado pela Comissão Eleitoral Central, que, minutos antes de iniciar a transmissão, enviou comunicado intimidatório", completou.

“É uma pena que tenhamos que conviver com atitudes assim dentro do IFS, mas o Sinasefe Sergipe está aqui para denunciá-las e combatê-las, em defesa da democracia e da liberdade, dentro e fora da comunidade acadêmica do IFS”, reforçou Jailson Cardozo, coordenador de Administração e Finanças do Sinasefe Sergipe.

Arraiá

O ‘Forró do Reencontro: só a luta muda a vida’ foi um evento esperado para este início de gestão. Apesar do tempo apertado, a direção não mediu esforços para realizar a primeira grande festa pós-isolamento social.

Filiadas e filiados compareceram em peso ao arraiá do Sinasefe Sergipe, que aconteceu no dia 9 de julho, no Clube da Caixa, com familiares, amigas e amigos. “Agora, com todos vacinados, pudemos nos abraçar e diminuir a saudade de celebrar a vida e renovar as energias para nos manter na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade, melhores condições de trabalho e em defesa da democracia”, disse Margarida Rolemberg, coordenadora de Administração e Finanças do Sinasefe Sergipe.

“Estes momentos são importantes porque nos renovam, nos revigoram. É importante estar sempre perto da base, seja no cotidiano, seja na luta, seja nos momentos de lazer e relaxamento. O lúdico é extremamente importante para a qualidade de vida”, reforçou Maria Auxiliadora Moreira, coordenadora Jurídica e de Relações de Trabalho.

Mulher

A primeira assembleia realizada nessa gestão aconteceu no último dia 11 de julho. Um dos destaques da pauta foi a escolha de mais mulheres para compor a comitiva que vai representar o Sinasefe Sergipe no Encontro Nacional de Mulheres do SINASEFE, que vai acontecer em agosto, em Fortaleza.

Ao todo, a delegação sergipana será composta por vinte mulheres, escolhidas nas assembleias de 20 de maio e 11 de julho. “Acho que vamos fazer história, com a maior delegação no Encontro, que vai acontecer em sua terceira edição”, destacou Alice Silva, coordenadora de Comunicação do Sinasefe Sergipe.

“Vale ressaltar que a estrutura montada para os Encontros de Mulheres conta com uma logística que atende às mulheres mães, pois possui creche, cuidadoras e todo o suporte necessário para que a mãe permaneça na luta, porque a mãe é um ser social e não pode ser excluída da luta contra esse sistema machista e misógino em que vivemos”, reforçou Monique Elles, coordenadora de Formação Política e Sindical do Sinasefe Sergipe.

Outras ações

Outras ações da gestão aconteceram nestes 45 dias. O Sinasefe Sergipe participou com representação da diretoria e da sua base, desde 3 de junho, de duas Plenárias Nacionais do SINASEFE (PLENA), a 174ª e 175ª, além de manter o diálogo com a base sobre a greve nacional unificada das/os servidoras/es públicas/os federais.

O trabalho ativo da comissão de negociação com a Unimed sobre o reajuste do plano de saúde. A operadora pediu um reajuste de 30,41%. A comissão está em ação desde antes de a Unimed apresentar sua proposta: a equipe vem discutindo e avaliando os dados para chegar num resultado justo.

O Sinasefe Sergipe participou, nos dias 15, 16 e 17 de julho, da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que aconteceu em Natal. O sindicato esteve representado pela diretoria e base de filiadas e filiados. Também esteve presente no Seminário Movimentos Sociais, Sindicatos e as Eleições 2022, realizado pela ADUFS, nos dias 12 e 13 de julho na UFS.

No dia 15 de junho, aconteceu, na 3ª Vara do Trabalho de Aracaju, audiência do processo movido pelo Sindifse contra o Sinasefe Nacional, a Seção Sindical Sinasefe Sergipe, a Andes e a União Federal, para buscar a nulidade do processo administrativo que cassou o registro sindical. No dia 4 de julho, uma nova audiência aconteceu, desta vez na 5ª Vara do Trabalho de Aracaju, sobre o processo movido pelo Sinasefe Sergipe contra o Sindifse para retomar a sede da entidade, objetivo já alcançado com a reintegração de posse, e o dinheiro que fora desviado no montante que ultrapassa meio milhão de reais, ainda não devolvido às contas do Sinasefe Sergipe.

“As nossas assessorias jurídicas estão atentas à defesa do sindicato e do trabalhador e da trabalhadora. Além dessas ações, os escritórios que fazem nossa assessoria e a direção estão disponíveis para atender, defender e proteger nossos filiados e filiadas”, disse José Dantas, suplente da Direção do Sinasefe Sergipe.

O Sinasefe Sergipe esteve apoiando, política e financeiramente, ações dos movimentos estudantis e sociais. Apoiou a Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (FENET-SE) e participou, em 9 de junho, de ato nacional do movimento estudantil e suas entidades contra o corte de verbas para a educação, denunciando os sucessivos ataques e todo o desmonte da política de educação por parte do desgoverno genocida. Apoiou o movimento das Ativistas da Periferia Ambulante na 10ª edição do Julho das Pretas com o mote "Mulheres Negras no Poder, construindo o Bem Viver", e estará participando e mobilizando sua base para o envolvimento e o fortalecimento das pautas das Mulheres Negras.

“O movimento sindical é isso. É a somação de todos esses esforços: da luta, da força, da política, do lúdico. Porque tudo isso vai resultar em qualidade de vida, em educação pública, gratuita e de qualidade, em acesso integral à saúde, em dignidade e cidadania para todos e todas. E é por isso que precisamos nos somar à luta”, destacou Rafael Neto, suplente da Direção do Sinasefe Sergipe.

Confira algumas das ações da Gestão Atento e forte: coragem e resistência:

Sinasefe Sergipe tem nova gestão

Sinasefe Sergipe vai promover debate entre candidatos à Reitoria do IFS

Nota sobre o debate entre candidatos e candidatas à Reitoria do IFS

Nota sobre o debate do Sinasefe Sergipe com os candidatos à Reitoria do IFS

Sobre o processo eleitoral no IFS

Encontro de Mulheres: comitiva sergipana levará 20 mulheres

Forró do Reencontro: festa reuniu filiados e filiadas depois de dois anos de isolamento

Conferência Nacional Popular de Educação acontece em Natal



GALERIA

Gostou? Compartilhe a nossa luta!